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033 - Desenvolvendo um FPS - Parte 1

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Em mais uma live super animada, entramos de cabeça no processo de desenvolvimento de um “jogo de verdade”. Partindo da ideia de desenvolver um FPS multiplayer baseado em classes, desenvolvemos - mentalmente - parte do processo que temos durante a pré-produção: discutimos ideias e necessidades de protótipos, possibilidades, mecânicas, motivações, público-alvo, ferramental, dentre outros pontos importantes durante a fase inicial de projetos de jogos. Se você não viu ao vivo, procura o vídeo no Youtube que a participação do Bernardo Cruzeiro modelando personagens do Overwatch, ao vivo, foi espetacular! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

032 - Banda de um homem só

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No episódio 32 recebemos Yanko Oliveira para um papo aberto sobre desenvolvimento de jogos. Falamos sobre experimentação, jogos sérios, participação em game jams e multidisciplinaridade. Mais uma vez fizemos a gravação ao vivo pelo Twitch e a galera pediu mais Yanko! O papo foi sensacional e esperamos que você curta ouvir tanto quanto nós curtimos gravar com essa figura! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

031 - Como fazer seu primeiro jogo?

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Hoje trouxemos algumas dicas sobre como começar seu primeiro jogo. Saímos um pouco da “teoria” e abordamos aspectos como escolha da plataforma e ferramentas, trabalho em equipe (local e remoto), além de, obviamente, falar um pouco de escopo. Esse episódio teve uma estréia: nosso primeiro stream ao vivo no Twitch! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

030 - Como aprender algo novo?

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Como é bom aprender algo novo! Sair da zona de conforto, pensar fora do contexto que estamos acostumados e expandir nossa bagagem cultural e ferramental. Hoje conversamos sobre isso, sobre quais as técnicas que a gente aborda pra aprender algo fora do nosso campo de especialização e como se engajar em uma atividade equilibrando o estudo para aprender de forma sustentável! Junto com isso compartilhamos quais são os assuntos que estamos aprendendo agora e como está indo esse processo. E você, o que está aprendendo? Fala aí nos comentários, vamos dividir nossas jornadas! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

029 - Idas e vindas com Bruno Mikoski

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No programa de hoje convidamos o Bruno Mikoski, programador de jogos super versátil, para bater um papo sobre idas e vindas na indústria. O cara é fera e não para: ora está no Brasil, ora está no exterior. Ele trouxe vários pontos interessantes sobre o mercado nacional em comparação com o mercado exterior e também contou um pouco sobre sua vida enquanto empreendedor. Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

028 - Os jogos além dos games, com o pessoal do RPGNext

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No episódio 28 do GGDevCast batemos um papo com a galera do RPGNext. Falamos um pouco dos jogos além do desenvolvimento de jogos e trocamos ideias sobre a importância de manter a mente aberta enquanto pensamos a respeito de nossas carreiras. Também conversamos um pouco sobre outras plataformas de desenvolvimento de jogos e outras formas de interagir com o mundo dos games. Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

027 - Erros comuns na indústria

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Semana passada participamos do Joga essa ideia, do pessoal do Podquest, com presenças dos ilustres Rogerinho (Gilliard) e Maurílio (Juca)! Também colocamos nossa campanha do Apoia.se no ar: tá curtindo o programa, contribui com a gente! Dessa vez falamos um pouco sobre erros que vemos com alguma frequência na indústria de desenvolvimento de jogos, principalmente dentre os iniciantes. Discutimos um pouco sobre como nós mesmos somos afetados por alguns destes e trazemos algumas dicas sobre como superá-los! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

026 - eSports

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Hoje abrimos os microfones para falar do tema favorito do Ique Monclar: eSports. Exploramos as particularidades que podem ajudar a transformar um jogo em um bom eSport e comentamos um pouco sobre a cena no Brasil. Também trazemos um pouco das modificações que estão rolando no programa, principalmente com relação a como nos comunicamos com você! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

025 - Podquest e a indústria internacional

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Completando 25 episódios e 6 meses no ar recebemos os grandes Gilliard Lopes e Fernando Secco, do Podquest, para bater um papo sobre a indústria internacional de games e o que falta para o Brasil chegar lá. Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).

024 - Side projects

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Seguindo no ritmo de falar sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional decidimos falar um pouco sobre projetos pessoais: sua importância como ferramenta de aprendizado, seu uso como laboratório para teste de ideias loucas, a possibilidade de ter um ambiente seguro para falhar, dentre outros pontos. Também trazemos nossa opinião sobre sua importância para a carreira: ter um projeto pessoal vai te ajudar a conseguir um emprego? As empresas levam seu projeto no GitHub em consideração na hora da contratação? Esperamos ler teus comentários! Apresentado por Juliano Silveira, Luiz Monclar e Raphael Baldi. Músicas de Kevin MacLeod (Incompetech).